11 de setembro de 2015

Top 5: O que mais comi em Amsterdam

Ultimamente ando com uma vontade louca de fazer as malas e viajar. Outro dia cheguei a sonhar que estava embarcando. JURO!
Daí, olhando umas fotos da minha viagem pra “zoropa” em 2012, lembrei do tanto de coisa gostosa que eu comi por lá, principalmente em Amsterdam, onde fiquei quase um mês, e pensei: vou fazer um post falando sobre isso.
Na minha opinião, comer é uma das melhores formas de conhecer mais da cultura de um determinado lugar. Eu amo. Principalmente comidinha de rua e de supermercado, porque são baratinhas e, querem saber? Eu me sentia uma verdadeira holandesa comendo aquelas coisas hahahahaha.

Vamos lá?

1. FEBO

PhotoGrid_1440950357144

Febo é uma rede de fast food que vende croquete de vários recheios. Tirar o lanche da parede é tipicamente holandês. Naquela parede atrás de mim tem inúmeras portinhas de vidro, tipo mini forninhos, onde tu coloca as moedas, espera e abre pra tirar o croquete (conselho de amiga: coloque a quantidade certa de moedas, porque tu provavelmente vai ficar sem troco).
Eu achei incrível, porque com certeza eu teria que fazer a louca do Imagem & Ação com o carinha do balcão pra pedir meu lanche. A sensação de independência é inexplicável hahahahahaha.

É baratinho, tem em tudo que é canto, é quentinho, crocante por fora e bem cremoso por dentro. Comi muiiiito!
PhotoGrid_1440949425753

2. HOT DOG
PhotoGrid_1440949511221

E daí, Pricila? Hot dog eu como em qualquer lugar. Esse não, minha gente. Ok que ele tá mais pra pancho do que hot dog. Aqui no Rio Grande do Sul, pelo menos, a gente tá acostumado com fartura. Cachorro quente é com aquela coisarada toda dentro e se tu não te suja, sei lá. Não devia estar muito bom. Hahahaha Esse hot dog vende numa loja de departamentos chamada Hema que é incrível, aliás. Posso fazer post das lojas legais de lá se vocês quiserem.
O fato é que esse hot dog é muito gostoso. O pão é de sal, a salsicha parece linguiça, mas é mais macia e tem esse molhinho que é picante. Ai que delicia! Custava 2,50 euros com um energético. E já que meu lance era andar o máximo que eu podia, esse combo foi meu parceiro quase diário. Muito gostoso.

PhotoGrid_1440949452900

3. BESCHUIT
PhotoGrid_1440949533671

Quem quiser se arriscar a pronunciar, não esqueça de caprichar no R. “Bêsrrrraut” hahahaha Por aí.
É uma espécie de torrada, mas não é dura como as nossas. É crocante, mas macia. Diferente do que temos aqui. Os holandeses costumam comer pra celebrar a chegada de um bebê. Eu celebrei equivalente a chegada de bebês de uma década, de tanto que comi.
Se come assim como tá na foto mesmo: com uma camada fina de manteiga e chocolate granulado por cima. Fica delicioso.

4. STROOPWAFLE
PhotoGrid_1440949654497

É um wafle duplo bem crocante com caramelo no meio. Esse tem pra vender no Brasil, mas custa uma fortuna. Lá é super comum e baratinho. Coisa de menos de 2 euros um pacotinho que aqui custa mais de 10 reais, mas não é pra comer uma atrás da outra como bolacha maria. Quer dizer, tu até pode, mas a dinâmica tradicional é a seguinte: Coloca-se o stroopwafle tampando a xicara do café (tem até tamanhos diferentes de stroopwafles pra caber em cada tipo de xícara. O negócio é sério). Espere de 2 a 3 infinitos minutos de saliva quase caindo da sua boca e então coma enquanto bebe o café. O caramelo derrete, o sabor do café, magicamente, terá impregnado no stroopwafle e aquilo se torna um momento dos Deuses e tu reza pra não acabar logo.
De tudo que comi na Holanda, nada me fez sentir tão nativa como essa gostosura. Comer do jeito certo fez toda a diferença.

PhotoGrid_1440949606499

5. BATATA FRITA
PhotoGrid_1440949675902

Há boatos de que a batata frita seja belga e não francesa como eu pensava. Na Bélgica tem até o museu da batata frita. Será que eu estava iludida esse tempo todo?
Só sei que me impressionei com a quantidade de lugares que vendem batata frita em Amsterdam. Eu quase nem sou apaixonada né? Comia todo dia. Só que lá elas são mais largas e grandonas. Fritas na hora, servidas em cones de papel em 3 tamanhos a escolher, acompanha molhos, também opcionais, como maionese, creme de amendoim e outros. Maravilhoso. Só a fila que não é maravilhosa ahahahaha

pataty

Posso voltar pra lá hoje???
Ficaram vontade de provar ou já comeram alguma dessas coisas deliciosas? Me contem aqui nos comentários.

Super beijo cheio de batom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *